top of page
  • Foto do escritorCST - Medicina do Trabalho LTDA.

A importância do exame periódico


A coleta dos exames periódicos é essencial para avaliar a saúde dos trabalhadores.


Além de orientar sobre possíveis problemas de saúde e níveis de fatores de risco, esses exames são realizados devido à exposição no ambiente de trabalho, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos.


A legislação brasileira, por meio das Normas Regulamentadoras - NR 07 do Ministério do Trabalho, estabelece a obrigatoriedade dos exames periódicos tanto para as empresas quanto para os empregados. Essa medida tem como objetivo garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.


A frequência dos exames periódicos varia de acordo com o tipo de trabalho desempenhado por cada colaborador. Para aqueles expostos a riscos relacionados à sua saúde no ambiente de trabalho, os exames periódicos devem ser repetidos bianualmente, anualmente ou semestralmente, conforme determinado pelo médico do trabalho e previsto no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO.


Realizar o exame periódico vai muito além do cumprimento da legislação. É uma forma de garantir que os colaboradores estejam em condições adequadas de saúde, prevenindo doenças, identificando possíveis alterações e promovendo ações preventivas.


Invista na saúde dos seus colaboradores. Agende os exames periódicos e garanta um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page