top of page
  • Foto do escritorCST - Medicina do Trabalho LTDA.

Exposição ao calor: como fica o trabalho em dias quentes?


Quando o termômetro sobe, é importante entender como a legislação trabalhista protege os trabalhadores em situações de calor intenso.


A lei estabelece limites de exposição ao calor, levando em conta diversos fatores, como a natureza da atividade, a duração da exposição e o tipo de roupa usada no trabalho.


Por exemplo, para tarefas mais leves, como trabalho de escritório, o limite é de cerca de 32ºC. Mas quando o esforço físico é maior, como trabalhar em pé com esforços intensos, o limite diminui para cerca de 28ºC, podendo ser ainda mais baixo dependendo da vestimenta.


Quando esses limites são ultrapassados, a empresa tem a responsabilidade de tomar medidas para reduzir o desconforto térmico, como adaptar os locais de trabalho, usar barreiras para diminuir o calor e ajustar sistemas de ventilação. Além disso, deve fornecer vestimentas adequadas ao grau de exposição ao calor.


No caso do home office, se as condições de temperatura estão acima dos limites e a empresa não age para reduzir o calor, os trabalhadores podem usar roupas mais apropriadas. Porém, é importante lembrar que o home office não pode ser imposto; é necessária a concordância mútua.


Conte sempre com a CST para garantir a segurança dos seus colaboradores. Entre em contato e converse com a nossa equipe.

2 visualizações0 comentário

Kommentarer


bottom of page